Eu, o fígado e a biotransformação ou bioconversão, minhas funções que eu mais gosto de falar. Depois que você ler este post, vai entender o porquê de eu não precisar de suco para ser desintoxicado.
Como eu já disse, sou um órgão biotransformador e armazenador. Minha função de biotransformação ou bioconversão, se refere ao metabolismo de substâncias químicas que não tenham sido produzidas pelo organismo, os XENOBIÓTICOS, que podem ser nocivos ao organismo ou não, depende da quantidade e tempo de exposição. No caso de mamíferos, o termo biotransformação se refere a desintoxicação que acontece no fígado. Os metabólitos resultantes da biotransformação realizam difusão através das células de forma mais lenta do que as substâncias originais, diminuindo assim a reabsorção nos túbulos renais, desta forma, são eliminados de forma mais rápida pelo organismo.
Para cumprir este papel de biotransformação, eu, fígado, tenho grande quantidade de enzimas oxidativas e redutivas, que atuam em várias reações bioquímica relacionadas umas com as outras, onde o produto de uma reação pode ser o substrato de outra, dentre as quais posso citar o sistema citocromo da proteína 450, peroxidase, hidroxilases, flavinamonooxigenase, esterases, amidases, glicuroniltransferase, sulfatransferases, metilases, acetiltransferases, tioltransferases. As enzimas que se destacam são as oxidases de função mista do fígado, que recebem esta denominação em razão de necessitarem de oxigênio e fosfato de nicotinamida adenina-dinucleotídeo (NADPH- co-fator reduzido). Estas oxidases precisam que o substrato seja lipofílico, fora isso apresentam pouca especificidade de substrato, o que permite oxidar substratos diversos.
Desde a década de 60 que descobriram um sistema enzimático extremamente atuante no metabolismo oxidativo de XENOBIÓTICOS (principalmente de medicamentos), o CITOCROMO P450. Os citocromos se localizam nas membranas internas de mitocôndrias, na membrana do retículo endoplasmático dos pulmões, fígado, intestino, rins e cérebro dos mamíferos). O citocromo p450 participa também da biossíntese e metabolismo de vários biofatores lipídicos como hormônios esteroides, ácidos graxos, sais biliares etc. Mas esta enzima atua através da oxifuncionalização (introdução de grupo funcional – OH, COOH, NH2 – em substratos) tais como hidroxilações, epoxidações e sulfoxidações e reações de decomposição como a desmetilação de éteres e descarboxilação de ácidos graxos.
O metabolismo dos xenobióticos acontece nos meus hepatócitos, sou eu fígado ainda. Este metabolismo é divido em duas fases: Fase I – acontecem reações de oxidação, redução e hidrólise, reações catalisadas por monoaminoxidases, flavinas e monoxigenases citocromo P450. Esta molécula que foi transformada vai ficar mais hidrofílica e poderá ser bioinativada ou ficar mais reativa ou menos reativa que a substância original. Fase II – aqui poderá ocorrer reações de conjugação entre o grupo polar do xenobiótico que foi biotransformado e substâncias endógenas ou metabólito que foi conjugado. Estas mudanças vão aumentar a solubilidade do metabólito em água fazendo com que seja eliminado da célula.
Entendeu? Eu faço desintoxicação, o que você precisa fazer é me tratar bem, pois geralmente as doenças que me acometem são assíntomáticas, ou seja sem sintomas. Afinal, eu só paro de trabalhar quando já estou no limite máximo. Seus hábitos pouco saudáveis, como tomar bebidas alcoólicas em excesso, alimentação inadequada, uso de drogas psicoativas, aumedicação e falta de atividade física podem realmente me atingir e provocar inflamações. E em seguida, podem ocasionar uma cicatriz (fibrose). No começo da inflamação, o processo pode ser revertido, isso implica iniciar de imediato mudanças de hábitos, como melhorar a alimentação, parar de beber e iniciar a atividade física. Imagina que a doença é silenciosa, esta cicatriz que não foi tratada, vai pode prejudicar o meu funcionamento, a tal CIRROSE, e daí, é só ladeira abaixo, posso ter câncer, insuficiência hepática, podendo até chegar a falência completa, quando precisarei de um transplante.
As doenças mais comuns que podem me atingir são:
Esteatose hepática ou gordura no fígado – provocadas por hábitos alimentares inadequados como gordura em excesso, muitos alimentos processados, muita carne vermelha, falta de alimentos vegetais e cereais integrais. Falta de atividade física. Quando você bebe em excesso, eu posso desenvolver a esteatose hepática alcoólica ou fígado gordo alcoólico, você pode desenvolver hepatite alcoólica, cirrose, insuficiência hepática etc.
Hepatite – infecções dos tipos A, B, C, D e E que podem ser graves e tornar-se crônicas.
Câncer de fígado – O câncer de fígado pode ser de dois tipos: primário (que começa no próprio órgão) e secundário ou metastático (tem origem em outro órgão e, com a evolução da doença, atinge também o fígado).
Eu, fígado, te ensino a me tratar bem: Tome bastante água, se alimente bem em quantidade e qualidade – aumente o consumo de frutas, vegetais, alimentos integrais. Coma carnes magras, muito peixe, frango sem pele, leites vegetais ou leites desnatados, queijos brancos como ricota, cottage. E pelo amor a mim, fígado, diminua o consumo de álcool, diminua ao máximo o consumo de alimentos processados e frituras. Aproveite que já está ajeitando a alimentação e faça atividade física regularmente. Enfim, o suco detox deve ser consumido, óbvio, vai me fazer um bem enorme, afinal é natural, feito com ingredientes vegetais como frutas, verduras etc. Porém, o seu objetivo ao tomar o suco detox não será me “limpar” ou desintoxicar, esta função é minha do fígado. O seu objetivo ao tomar o suco detox será me tratar com carinho, para que eu fique saudável e continue cumprindo o meu trabalho, que é cuidar de você.
Assinado: Eu, fígado, agora tô bem mais aliviado depois que conversei com você. Por favor, se você gostou de me conhecer melhor, bota aí um comentário.
Gostei muito. Não sabia que exercício físico fazia bem para o fígado.
Pra você ver não é, exercícios são vitais para a saúde.
Gostei muito! Não tem como não começar com essa frase. Desconhecemos quase quecompletamente, as funções do fígado. Foi muito esclarecedor, parabéns! Conhecimento muda a vida das pessoas. Já estou revendo os meus velhos maus hábitos e criando novos, começando por: Alimentos saudáveis e atividade física.
Obrigada Eudes, é muito bom motivação para continuar. Voltando a publicar.
Muito bom parabéns!!
Excelente conteúdo
Muito obrigada.