Dentre tantas hortaliças que estão presentes na mesa do brasileiro, o quiabo é um deles, seu nome científico é grande e pomposo Abelmoschus esculentus L. Moench. Ele é uma delícia, você conhece suas qualidades? De origem provavelmente africana, encontrou no Brasil, as condições ideais de cultivo, onde se adaptou muito bem, principalmente nas regiões Nordeste e Sudeste. Mas, o quiabo, que muitos não toleram em razão da “baba”, é um alimento extremamente saudável, na medicina asiática é utilizado como aditivo alimentar mucilaginoso contra as doenças irritativas e irritativas gástricas. Uma pesquisa publicada no Journal of Agricultural and Food Chemistry em 2004 mostrou que compostos glicosilados do quiabo inibem a adesão do Helicobacter pylori à mucosa gástrica humana, estas qualidades antiadesivas supõe-se que sejam devidas a uma combinação de glicoproteínas e compostos de açúcar com alta acidez, formando uma complexa estrutura tridimensional, sendo que tal estrutura só é desenvolvida no suco fresco. Em termos de composição de nutrientes, o quiabo apresenta excelente quantidade de proteína, lipídeos, fibras (solúveis e insolúveis) e uma quantidade mínima de carboidratos. Além disso, o quiabo é rico em compostos bioativos, em especial, o flavonoide RUTINA, quem tem excelente papel na diminuição do colesterol, por ter atividade antioxidante.
Mas como preparar o quiabo, sem deixá-lo com aquela “baba”? Ela é mesmo necessária ou podemos comê-lo e mesmo assim, ter os efeitos benéficos?
Na “baba” podem ser encontradas as mucilagens, fibras que vão ajudar na sensação de saciedade. Mas, se você está começando a colocar o quiabo na sua alimentação, não custa nada tentar preparar o quiabo, cozinhando com um pouco de vinagre, que vai ajudar bastante na diminuição da “baba”, sem interferir no aspecto nutricional da hortaliça. Prepare o quiabo, retire a cabeça e as pontas, em seguida, cozinhar na água com 1 colher de sopa de vinagre, que pode ser de álcool, de maçã ou de vinho. Deixe cozinhar por 3 minutos, sirva com azeite ou então, faça um ligeiro refogado de azeite com alho, fica uma delícia. Faça sua receita e depois conta aqui nos comentários.